Pe. João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, 1794 – Mariana, 1832) – Vida e obra

Vida e obra de Pe. João de Deus de Castro Lobo.

Há mais de 10 anos o musicólogo Prof. Paulo Castagna vem pesquisando a vida e a obra do Pe. João de Deus de Castro Lobo em 25 acervos diferentes, tendo já registrado mais de 750 manuscritos, alguns em estado precário de conservação. Tal pesquisa ainda não chegou ao fim pois ainda existem muitos acervos a serem vasculhados e estudados.

Não restaram autógrafos de Castro Lobo. Todos, por um interessante motivo, foram destruídos. O que tem chegado até nós são cópias guardadas pela comunidade ao longo dos anos.

Em 20 de abril de 2013 o Prof. Paulo Castagna deu uma entrevista de 2 horas à Rádio Cultura FM de S. Paulo, quando tomamos conhecimento de fatos que marcaram a vida de Castro Lobo, de como eram os usos e costumes da época, dos marcos histórico-socias daquele momento, de características de suas composições, e de vários fatos sobre a História do Brasil.

A partir do áudio dessa entrevista produzimos um vídeo que contém imagens inéditas dos manuscritos de Castro Lobo. São quase duas horas de História do Brasil e de História da Música.

NÃO PERCAM!!

Pe. João de Deus de Castro Lobo: vida e obra, por Paulo Castagna

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
AVI – 778,3 MB – 1h 54 min

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP4 – 564,8 MB – 1h 54 min

Avicenna

6 comments / Add your comment below

  1. Essa foi uma das maiores postagens suas, Avicenna, falando sério. Não sabia que o Prof. Paulo Castagna era tão novo (na verdade, nem tinha parado pra imaginar como ele era). Muito interessante e rica essa entrevista, especialmente, é claro, no sentido cultural. A música é excelente. Inclusive acho que vou mostrar pro meu pai. Ele gosta de música clássica e é mineiro. Penso que, se você legendasse o vídeo em inglês (aposto que você já tá pensando “sai fora!”) seria bom para o pessoal do exterior que gosta da música e cultura brasileira. É, assim mais gringos veriam que o Brasil não é só praia, selva, futebol, carnaval e mulher pelada. rsrsrsrs É só um palpite, claro, esse vídeo tem quase 2 horas. Ah, e Prof. Paulo Castagna, caso você esteja lendo, parabéns pelo seu trabalho e estudo. E, por favor, não queria te chamar de velho…

    1. Gostaria muito de poder colocar em inglês e espanhol, Vanderson, mas é impossível.

      Vamos iniciar uma série de postagens sobre música das Américas sob o domínio espanhol. São 13 postagens em português e espanhol.

      Você vai gostar!

      Um abraço,

      Avicenna

  2. Vi o vídeo e gostei muito. uma obra formidável que deve ser guardada com carinho e revista muitas vezes. Parabéns e obrigado. Mas não consegui fazer o download: esperei um dia inteiro e no fim um aviso de falha (erro) e posteriormente um aviso do anti vírus detectando contaminação por vírus. Mas o vídeo valeu e muito..

    1. Obrigado pelo seu comentário, Noel Prado.

      Os 2 vídeos foram produzidos com equipamento Macintosh, que são difíceis de contrairem virus. Por outro lado já houve uma quantidade surpreendente de downloads dos 2 arquivos e ninguém mencionou esse problema.

      Por gentileza, envie o seu endereo completo para avicenna@uol.com.br que terei o prazer em lhe enviar um DVD com o vídeo. Você prefere em .avi ou .mp4 ou .mov?

      Um abraço,

      Avicenna

Deixe uma resposta