J. S. Bach (1685-1750): Cantatas BWV 140 & BWV 147

Duas Cantatas de Bach. Ambas bem famosas. A BWV 140 por ser muito bonita e a 147 em razão do Coral “Jesus, Alegria dos Homens”. A competência de Gardiner e sua turma é notável.

Uma de minhas Cantatas preferidas, Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140, foi estreada em 25 de novembro de 1731 na Thomaskirche em Leipzig. Escrita para trompa, 2 oboés, taille (um instrumento semelhante ao oboé da caccia, hoje muitas vezes substituído por um corne inglês), violino piccolo, violino, viola, baixo contínuo, e coro com soprano, tenor e baixo solistas. Esta cantata é baseada no coral do mesmo nome de Philipp Nicolai. Este hino luterano continua popular hoje, tanto em seu original alemão como em uma variedade de traduções. O texto se baseia na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), é uma leitura programada no hinário luterano para o 27º domingo após a Trindade, como este domingo ocorre somente no ano da igreja, quando a Páscoa é muito cedo, a cantata é executada raramente. A raridade da ocasião para a qual foi composta faz dela uma das poucas cantatas cuja data de composição e primeira execução é conhecida.

Herz und Mund und Tat und Leben, em alemão), BWV 147, foi composta por ocasião da festa da Visitação da Virgem Maria em Leipzig, em 2 de julho de 1723, embora já existisse numa versão anterior, ligeiramente diferente, de 1716. Apesar de ter a numeração BWV 147 no catálogo completo de suas obras, foi, na verdade, a 32ª cantata composta por Bach — entre as que sobreviveram. Bach escreveu um total de 200 cantatas durante sua estada em Leipzig, principalmente para atender à demanda das igrejas locais, que era de quase 60 cantatas diferentes por ano. Esta cantata é uma das mais célebres de Bach, em especial, o décimo movimento (repetição do sexto, com outro texto), conhecido como Jesus bleibet meine Freude (“Jesus, alegria dos homens”).

J. S. Bach (1685-1750): Cantatas BWV 140 & BWV 147

Wachet Auf, Ruft Uns Die Stimme (Cantata For The 27th Sunday After Trinity), BWV 140
1 Chorale: Wachet Auf, Ruft Uns Die Stimme 6:17
2 Recitative: Er Kommt, Er Kommt, Der Bräut’gam Kommt! 0:52
3 Aria Duet: Wann Kommst Du, Mein Heil? (Adagio) 5:32
4 Chorale: Zion Hört Die Wächter Singen 3:49
5 Recitative: So Geh Herein Zu Mir 1:27
6 Aria Duet: Mein Freund Ist Mein 5:03
7 Chorale: Gloria Sei Dir Gesungen 1:35

Herz Und Mund Und Tat Und Leben (For The Feast Of The Visitation Of The Virgin Part One), BWV 147
8 Chorus: Herz Und Mund Und Tat Und Leben 4:00
9 Recitative: Gebenedeiter Mund! 1:45
10 Aria: Schäme Dich, O Seele, Nicht 3:14
11 Recitative: Verstockung Kann Gewaltige Verblenden 1:35
12 Aria: Bereite Dir, Jesu, Noch Itzo Die Bahn 4:30
13 Chorale: Wohl Mir, Dass Ich Jesum Habe 2:28

Herz Und Mund Und Tat Und Leben (For The Feast Of The Visitation Of The Virgin Part Two), BWV 147
14 Aria: Hilf, Jesu, Hilf, Dass Ich Auch Dich Bekenne 3:18
15 Recitative: Der Höchsten Allmacht Wunderhand 2:15
16 Aria: Ich Will Von Jesu Wunder Singen 2:33
17 Chorale: Jesus Bleibet Meine Freude 2:27

Soprano: Ruth Holton
Counter-tenor: Michael Chance
Tenor: Anthony Rolfe-Johnson
Bass: Stephen Varcoe
Monteverdi Choir
English Baroque Soloists
John Eliot Gardiner

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Gardiner: um dos maiores mensageiros de Bach em nosso mundo

PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Maravilha de Postagem, PQP. Eu tenho a cantata 147, Herz und Mund und Tat und Leben e o Moteto ‘Jesu meine – Freunde” BWV227. Cantores e Orquestra Gerain Jones – Regente Geraint Jones.
    A obra narra como Maria, tendo sido avisada pelo anjo de que conceberia uma criança “que se chamará “o Filho do Altíssimo, visitou sua prima Elizabeth a qual subsequentemente dava nascimento a João Batista.
    Obrigado pela postagem.
    abraços

Deixe uma resposta