Gilberto Agostinho (1986): Quarteto Nº 1 e Suíte em Estilo Antigo

O texto de apresentação das duas obras de Gilberto Agostinho é do próprio compositor. Em 2011, época em que residia em Praga, ele publicou aqui no PQP duas peças de sua autoria (na verdade, eram umas cinco, mas… Lembram do trágico final do RapidShare? Triste, né, o Rapid deletou quase tudo). Hoje, ao que consta no SoundCloud de Gilberto, ele mora em Londres. Boa cidade, não?

E espero que não veja negativamente a republicação parcial deste post de que gosto tanto. Tenho óbvio afeto pela Suíte, mas minha preferência vai para o belo Quarteto.

PQP

.oOo.

Caros,

Para os que não me conhecem, meu nome é Gilberto dos Santos Agostinho Filho, nasci em São Paulo e tenho vinte e cinco anos (era 2011), e sou um estudante de composição e regência. Fui estudante de música na USP, mas o curso de composição me deixou muito insatisfeito. Ao mesmo tempo, eu frequentava aulas particulares de composição com o meu grande mestre, Mário Ficarelli. Após um ano e meio de estudo intensivo com ele, eu fui aprovado no Conservatório de Praga, na República Tcheca, onde eu estudo há três anos, e em breve eu irei iniciar meu curso na Academia de Artes de Praga.

E cá estou eu novamente me jogando na cova dos leões. Brincadeiras à parte, eu gostaria de apresentar algumas composições novas a vocês. De um ano e meio para cá, eu escrevo quase unicamente música dodecafônica. No começo, eu compunha em um estilo rigoroso, respeitando todas as regras propostas por Arnold Schönberg, mas com o passar do tempo eu desenvolvi uma visão pessoal desta técnica. Bem, mesmo o Schönberg quebrava suas próprias regras, então por que não ter uma visão renovada desta técnica composicional? Eu nunca me dei por satisfeito com o sistema tonal, sempre senti que é preciso um esforço desnecessário para evitar soluções triviais, e no final das contas este sistema está desgastado demais, e quase qualquer solução remete a algo já escrito. O sistema dodecafônico me deu a liberdade que eu tanto buscava, ao mesmo tempo que um estilo que muito me agrada.

Sobre estes arquivos de áudio, assim como a outra postagem das minhas músicas aqui no PQP, eles não são gravações feitas por instrumentistas reais, mas sim gravações “virtuais”, utilizando softwares de música. Mas a novidade é que eu estou utilizando uma nova tecnologia chamada “Virtual Studio Technology Instrument” (ou VSTi para os íntimos), que nada mais é do que uma gravação de um instrumento real, nota por nota, e não uma tentativa de replicar o som utilizando um sintetizador. Em termos mais simples: estes mp3 soam muito, mas muito melhor do que os anteriores!

Para finalizar, eu gostaria de escrever brevemente sobre cada uma das composições desta postagem. (Lembrem que só sobraram duas após o furacão que vitimou o RapidShare).

Quarteto de Cordas Nº 1

Este quarteto foi a minha primeira obra dodecafônica, mas continua sendo uma das minhas composições favoritas. É dividido em três movimentos, o primeiro sendo rápido, o segundo lento e o terceiro uma fuga tripla, sendo que um dos três temas desta fuga é o tema principal do primeiro movimento. Esta é uma obra dodecafônica escrita de uma maneira rigorosa, respeitando todas as regras propostas por Schöenberg.

Suite para Cravo e Violoncelo, em Estilo Antigo

Esta suite é uma obra nostálgica. Eu sou um grande admirador do período barroco, e também de música contrapontística de uma maneira geral, e por isto eu decidi me propor um desafio: será que eu ainda conseguiria escrever algo tonal e respeitando todas as regras do contraponto clássico? Pois bem, eis o resultado. Diga-se de passagem, esta obra é dedicada ao meu grande amigo Milton Ribeiro, que também tem um blog, o qual altamente recomendo. (Dizem que Milton Ribeiro ficou muito feliz com a dedicatória e com as citações da Oferenda Musical. Ele se sentiu o próprio Frederico II).

.oOo.

Acho que é isto então. Caso alguém tenha interesse em entrar em contato comigo, meu e-mail é gsagostinho@hotmail.com, seja para fazer críticas ou tecer elogios — o importante é o feedback. E, desde já, muito obrigado pelo interesse nas minhas composições. Eu espero que elas agradem a vocês.

Um grande abraço a todos,
Gilberto Agostinho

Quarteto de Cordas Nº 1

1 String Quartet No.1 – Molto andante, Adagio, Allegro
2 String Quartet No.1 – Lento assai
3 String Quartet No.1 – Fuga-Andante deciso

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Suite para Cravo e Violoncelo, em Estilo Antigo

1 Suite for Cello and Harpsichord – Overture
2 Suite for Cello and Harpsichord – Allemande
3 Suite for Cello and Harpsichord – Courant
4 Suite for Cello and Harpsichord – Sarabande
5 Suite for Cello and Harpsichord – Air
6 Suite for Cello and Harpsichord – Minuet
7 Suite for Cello and Harpsichord – Gigue

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Gilberto Agostinho (foto roubada de seu SoundCloud)

PQP

1 comment / Add your comment below

Deixe uma resposta